MELHORIA E GESTÃO DO PROCESSO DO MANUFACTURING RECORD DATABOOK (MRB) EM UMA EMPRESA NA ÁREA DE ÓLEO E GÁS COM USO DO BUSINESS PROCESS MANAGEMENT (BPM)

Aline Bardini de Souza, Larissa Marcelly de França, Mariah Strapasson Nichele, Mariane Cristina Franco, Christiane Bischof dos Santos

Resumo


O presente estudo tem como objetivo a melhoria do processo Manufacturing Record Databook (MRB) de uma empresa na área de óleo e gás. Este processo se refere à liberação de peças para montagem de um equipamento de extração de petróleo. Através da ferramenta do Business Process Management foi realizado um levantamento do estado atual do processo, e, com base nos conceitos do pensamento Lean, foram identificados os desperdícios de tempo nas atividades. Na sequência, foi elaborado o mapeamento do estado futuro, contemplando as mudanças adotadas. Para isso conduziu-se uma pesquisa-ação para a coleta de dados, uma vez que envolveu a participação ativa de uma das pesquisadoras. As principais alterações ocorreram pela eliminação de etapas desnecessárias no fluxo do processo de MRB, através da unificação da sistemática do trabalho com uso da ferramenta SAP®. Após a implementação das ações sugeridas, este processo tem apresentado resultados satisfatórios, advindos da redução e padronização das atividades do fluxo informacional, culminando com a redução do tempo de processo em 57%. Acredita-se que este trabalho contribui tanto para empresa quanto para comunidade acadêmica ao apresentar uma aplicação prática bem-sucedida do BPM em conjunto com ferramentas de melhoria contínua.


Palavras-chave


Lean Thinking. Business Process Manegement (BPM). Manufacturing Record Databook (MRB).

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.