A IMPORTÂNCIA DA CONSCIENTIZAÇÃO DE UMA CULTURA DE CONSUMO CONSCIENTE E RESPONSÁVEL EM UMA SOCIEDADE ALTAMENTE CONSUMISTA

Bruno Reinhardt Bigarelli, Pedro Augusto Reis, Rodolfo Bobel, Antoninho Caron

Resumo


Este trabalho visa analisar como a tomada de consciência dos consumidores a respeito do consumo consciente e responsável conduz o governo, as empresas e a sociedade rumo à aplicação destes conceitos. Partindo-se de uma análise documental e bibliográfica sobre consumo, sustentabilidade, marketing e indústria cultural, o trabalho traz alternativas a serem empregadas pelas empresas, governos, educandos e sociedade, para que estes agentes contribuam com a conscientização e aplicação dos conceitos de consumo consciente e responsável.Conclui-se pela pesquisa que a conscientização dos consumidores lhes dá um motivo para se envolverem com a causa, induzindo um pensamento crítico nas decisões cotidianas de consumo que os levam a inibirem os desejos induzidos pelo marketing ou pressões da sociedade, possibilitando também estímulos a procura por novas soluções para o consumo, a criação de líderes na sociedade que integrem esforços na busca pelo consumo consciente e responsável e ainda a geração de pressão sob os demais agentes do sistema consumista que contribuem para um consumo exacerbado e ineficaz

Palavras-chave


Sustentabilidade. Consumo Consciente. Consumo Responsável.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.