APLICABILIDADE DA ESTRATÉGIA OMNI-CHANNEL NA EMPRESA BRINQUEDEIRO

Amanda Andrade Nogueira de Andrade, Géssica dos Santos, Lucas Aurélio de Oliveira Lima, Edna Regina Cicmanec

Resumo


A presente consultoria tem como objetivo identificar e avaliar critérios que possibilitem verificar a aplicabilidade da estratégia de omni-channel na empresa Brinquedeiro. Esta estratégia é tendência no mercado de varejo e foca na experiência do consumidor nos canais on-line e off-line. O principal objetivo da estratégia omni-channel é a completa integração entre todos os canais de vendas da empresa, mantendo preços e condições de pagamento independentemente do canal escolhido pelo cliente. A partir da fundamentação teórica, pode-se notar a presença de um novo perfil de consumidor, denominados de showroomers. Esses consumidores estão conectados em diversos canais de vendas ao mesmo tempo, fazem comparações de preços e avaliações de produtos a partir de dispositivos móveis enquanto estão na loja física. A estratégia omni-channel busca satisfazer também a necessidade desses consumidores. Durante o trabalho foram realizadas pesquisas de observação dos clientes que frequentaram a loja física e pesquisa on-line a partir de questionário enviado aos clientes e potenciais clientes. A partir dos dados obtidos nas duas pesquisas, constatou-se que a maioria dos clientes da empresa Brinquedeiro apresentam características de showroomers. Além disso, nota-se o crescimento do mercado on-line também no ramo de brinquedos. Com base nos dados obtidos e na tendência do mercado nos próximos anos, a consultoria sugere que a empresa Brinquedeiro aplique e invista na estratégia omni-channel. Por fim, para um melhor desempenho na adoção dessa estratégia, a consultoria propõe algumas recomendações de ações futuras para a empresa.


Palavras-chave


Omni-channel; Showroomers; Canais On-Line e Off-Line.

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