A MÚSICA COMO FERRAMENTA DE ENSINO-APRENDIZAGEM NA LÍNGUA INGLESA

Cristiane Monteiro da Silva, Isabela Kerber Ribeiro, Keila Cristina Crestani, Bruna Dancini Godk

Resumo


A música, além do conceito puramente artístico, pode ser entendida tanto como uma ferramenta de interação social quanto um instrumento pelo qual são transmitidos diversos tipos de conhecimentos. Na antiguidade, povos como os egípcios e os gregos tinham a música como um recurso formador de caráter e responsável por transmitir valores. Atualmente, a música é utilizada como forma de diversão e, ao mesmo tempo, de comunicação e integração na sociedade. Ao examinar o modo com o qual a música é empregada no contexto educacional, nos deparamos com inúmeras possibilidades que o seu uso proporciona aos estudantes que se encontram na educação infantil ou no ensino fundamental anos iniciais. No entanto, ao buscar as mesmas vantagens voltadas ao ensino fundamental anos finais e médio, constata-se uma carência em relação a estudos que abordem esta questão. Portanto, foi realizada a revisão bibliográfica com o objetivo de levantar dados sobre o panorama da música e sua trajetória até os dias atuais, bem como os benefícios que ela proporciona no ensino-aprendizado como um todo e, posteriormente, enfatizando o ensino da Língua Inglesa. Em vista disso, um 158 FAE Centro Universitário | Núcleo de Pesquisa Acadêmica - NPA plano de aula foi elaborado visando contemplar os benefícios da música relacionados ao ambiente favorável à aprendizagem construído em sala e ao desenvolvimento de habilidades linguísticas, tendo como foco o listening e o speaking. Para melhor compreensão das atividades contidas nele, foi também elaborado uma sequência didática que mostra o passo-a-passo das atividades a serem realizadas com os discentes do ensino fundamental anos finais e ensino médio da rede pública de ensino.


Palavras-chave


Música. Ensino-Aprendizagem. Língua Inglesa. Ensino Médio.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.