INFÂNCIA, CONSUMO E AMBIENTE ESCOLAR: REFLEXÕES SOBRE O DESENVOLVIMENTO INFANTIL NA SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA

Danielli Ribeiro da Silva, Priscila Soares Vidal Festa

Resumo


As mudanças trazidas pelas sociedades contemporâneas modificaram a forma de pensar o mundo e, principalmente, de pensar a infância. Devido a esse contexto, faz-se importante que educadores conheçam os movimentos da sociedade gerados pela globalização com o objetivo de alinhar o trabalho pedagógico às necessidades do aluno. Como reflexo da globalização, pode-se perceber algumas características na sociedade, como: a valorização da posse de bens materiais em relação aos valores humanos, terceirização de serviços e aumento do consumo infantil. Mudanças ocorreram ao longo da história e, consequentemente, a estruturação das famílias também sofreu alterações. Atualmente, os pais estão mais preocupados com sua vida profissional e econômica do que em outros tempos. De acordo com o impacto da globalização na vida dos sujeitos da sociedade contemporânea, a educação pode ser vista como a possibilidade para enfrentar essa nova estruturação da sociedade e dar continuidade ao processo de desenvolvimento do sujeito de modo integral em seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social, de acordo com a Lei de Diretrizes e Bases (LDBEN) (1996). A presente pesquisa teve como objetivo geral analisar as características da infância contemporânea e seus reflexosno desenvolvimento das crianças no ambiente escolar. A metodologia utilizada foi de caráter qualitativo, com dados teóricos e questionários que foram respondidos por professores atuantes na Educação Infantil da rede pública e privada. A base teórica da pesquisa contou principalmente com os autores Momo (2007), Bauman (2008; 2009) e Silva (2014), os quais defendem que é de grande pertinência para a sociedade e para a escola a compreensão das transformações que acompanham a globalização. Ao final do trabalho ficou exposta a necessidade de uma nova maneira de pensar e praticar a educação, já que os alunos chegam muitas vezes como detentores do conhecimento, mas necessitando serem formados como sujeitos atuantes de uma sociedade.

Palavras-chave


Sociedade Contemporânea. Família. Infância

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