PEDAGOGIA TRADICIONAL: O PAPEL DO PROFESSOR NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM
Resumo
Caracterizada por sua sólida fundamentação filosófica, apresentando uma concepção de homem, de conhecimento, do papel do professor, de afetividade e baseando-se na tradição escolástica, a Pedagogia Tradicional inaugurou o processo de educação formal no Brasil por meio do trabalho jesuítico que acabou sendo utilizado por muito tempo no processo de educação (MELO, 2016) buscando, principalmente, levar o educando à sua essência e a explorar seus potenciais (ARANHA, 2012). O presente trabalho busca a possibilidade de traçar uma nova perspectiva sobre a Pedagogia Tradicional e analisar as contribuições desse método no que tange ao papel do professor no processo de ensino-aprendizagem, por meio de uma pesquisa qualitativa, aliada a uma investigação de caráter exploratório e bibliográfico, além de entrevistas semiestruturadas. Percebe-se importantes convergências entre a Pedagogia Tradicional e outras propostas, sobretudo na visão do educador como mediador do conhecimento, e também em relação à importância da afetividade no processo educativo. Espera-se que os resultados obtidos e apresentados possam contribuir para a ampliação dos horizontes da ação docente em busca de tornar a experiência de ensino-aprendizagem melhor.
Palavras-chave
Texto completo:
PDFApontamentos
- Não há apontamentos.