PEDAGOGIA TRADICIONAL: O PAPEL DO PROFESSOR NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM

Éder Borges, Flávia de Jesus da Silva, Larissa Helen Hummelgen, Patricia Mara Simões Andrade

Resumo


Caracterizada por sua sólida fundamentação filosófica, apresentando uma concepção de homem, de conhecimento, do papel do professor, de afetividade e baseando-se na tradição escolástica, a Pedagogia Tradicional inaugurou o processo de educação formal no Brasil por meio do trabalho jesuítico que acabou sendo utilizado por muito tempo no processo de educação (MELO, 2016) buscando, principalmente, levar o educando à sua essência e a explorar seus potenciais (ARANHA, 2012). O presente trabalho busca a possibilidade de traçar uma nova perspectiva sobre a Pedagogia Tradicional e analisar as contribuições desse método no que tange ao papel do professor no processo de ensino-aprendizagem, por meio de uma pesquisa qualitativa, aliada a uma investigação de caráter exploratório e bibliográfico, além de entrevistas semiestruturadas. Percebe-se importantes convergências entre a Pedagogia Tradicional e outras propostas, sobretudo na visão do educador como mediador do conhecimento, e também em relação à importância da afetividade no processo educativo. Espera-se que os resultados obtidos e apresentados possam contribuir para a ampliação dos horizontes da ação docente em busca de tornar a experiência de ensino-aprendizagem melhor.


Palavras-chave


Pedagogia Tradicional. História da Educação. Professor. Ensino- Aprendizagem.

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