PERFUMARIA EM CURITIBA E REGIÃO METROPOLITANA: UM ESTUDO SOBRE O IMPACTO NO CONSUMO DURANTE A COVID-19
Resumo
No Brasil e no mundo, o ano de 2020 foi marcado pela disseminação da pandemia causada pelo vírus Sars-CoV-2, que resultou em mudanças no comportamento de compra do consumidor. Além disso, mudanças econômicas ocorreram por consequências geradas no mercado de trabalho e na economia global. Tendo em vista a importância do impacto causado pela pandemia, o presente estudo tem como finalidade identificar os impactos da Covid-19 no consumo de itens de perfumaria em Curitiba e região metropolitana. Para atingir o objetivo, a pesquisa utilizada foi quantitativa, de natureza exploratória e amostragem não probabilística. A amostra do estudo foi coletada através de um questionário estruturado fechado, formulado com a ferramenta Google Formulário e divulgado por meio das redes sociais, em uma amostra de 964 pessoas. Os dados obtidos possibilitaram desenvolver a análise do perfil consumidor e o comportamento de compra adotado durante o período da pandemia, quais fatores influenciam no comportamento de compra, e como se relacionaram com o período estudado. Os resultados demonstram que a influência do período pandêmico levou os consumidores em sua maioria a diminuir o volume de compra agindo de maneira mais racional nas decisões devido à crise financeira que acompanha o vírus pandêmico; de forma oposta, uma pequena parcela apresentou aumento no volume de compra marcado por uma influência digital, fruto da imersão virtual causada pela privação do contato social presencial.
Palavras-chave
Texto completo:
PDFApontamentos
- Não há apontamentos.