ANÁLISE DA CONCENTRAÇÃO DE MERCADO NA INDÚSTRIA DE REFRIGERANTES DO BRASIL

Marcelo Ferreira dos Santos Junior, Gustavo Nunes Mourão

Resumo


A concentração de mercado é um tema presente em diversos segmentos da economia mundial mas no entanto existem diversas formas dela ocorrer, as quais variam conforme as características da oferta e demanda dos bens produzidos. A indústria brasileira de refrigerantes é um exemplo, possuindo duas grandes empresas dominantes em seu mercado e outras características de mercado únicas, ela é um segmento o qual a análise traz grande enriquecimento ao conhecimento das diversas formas que empresas com elevado poder de mercado, agem e reagem de acordo com seus concorrentes. Por sua vez este artigo possui como objetivo analisar a concentração de mercado das indústrias de refrigerante brasileiro, apresentando suas causas e atuais consequências. A pesquisa foi realizada através de levantamento documental junto as principais indústrias do setor, e também em órgãos governamentais fornecedores de dados estatísticos do
Brasil, além de material bibliográfico sobre o histórico da indústria no país. Ao final do trabalho comprovou-se que há realmente uma elevada concentração de mercado no setor de refrigerantes brasileiro a qual aumentou nos últimos 10 anos, havendo inclusive queda no número de fábricas do setor. Como causa destaca-se as práticas de resposta das principais marcas do setor com redução de preços e investimento em marketing e distribuição, aumentando assim seu poder de mercado perante marcas com  menor poder econômico, levando-as consequentemente a se retirarem do mercado.


Palavras-chave


Refrigerante. Brasil. Concentração.

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