A CONTRIBUIÇÃO DO USO DAS TECNOLOGIAS PARA O PROCESSO DE APRENDIZAGEM NOS ANOS INICIAIS

Josimara Adriana Guebur, Juliane Caroline Andrande Bezera dos Santos, Maria Carolina Galvan de Lara Melo, Petrine Ariana de Souza Kondo, Silvia Iuan Lozza

Resumo


A utilização das tecnologias abrange um espaço cada vez maior no ambiente escolar. Com isso, o presente trabalho busca verificar a contribuição do uso das tecnologias para o processo de aprendizagem nos anos iniciais em uma escola privada de Curitiba. Apresenta o objetivo de analisar a contribuição do uso das tecnologias para o desenvolvimento da aprendizagem da criança. E a este propósito busca-se observar a estrutura e equipamentos que atendam os objetivos pedagógicos, abordando também a contribuição ao ensino e aprendizagem através do uso das tecnologias para então refletir sobre a importância da formação adequada do professor para o uso efetivo das tecnologias educacionais. Para a realização de tal pesquisa utilizou-se do método dialético, tendo como aportes teóricos Kenski e Moran, bem como a pesquisa exploratória ou de campo em caráter qualiquantitativa, para questões referentes ao uso das tecnologias pelos professores em seu cotidiano. Os dados coletados apontam para a necessidade de maiores discussões sobre a utilização e a inserção do uso das tecnologias em sala de aula e maior capacitação docente.


Palavras-chave


Uso das Tecnologias. Processo de Aprendizagem. Formação Continuada.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.