EFICIÊNCIA OPERACIONAL E ENERGÉTICA EM FRIGORÍFICOS ATRAVÉS DE ATUALIZAÇÕES EM TÚNEIS DE RETENÇÃO VARIÁVEL

Adriano Rodrigues de Freitas, Diogo Alisson Simões, Luiz Fernando Massuqueto, Marcelo Paradeda Fonseca, Romulo José Vieira, Rubem Matimoto Koide

Resumo


A conservação de alimentos divide-se basicamente em duas classes principais de condicionamento térmico: o resfriamento e o congelamento. Este trabalho visa tratar objetivamente do congelamento, realizando estudo específico de um determinado equipamento, o túnel de congelamento automático da marca Johnson Controls, modelo Túnel de Retenção Variável (TRV). O congelamento em túneis em frigoríficos é a última etapa do processo produtivo de alimentos congelados. A concepção do TRV tem as seguintes fases: pré-projeto, projeto, montagem, comissionamento, operação e planejamento de manutenção. Todas essas fases devem ser implementadas com rigoroso controle, para que se possa obter um túnel de congelamento com um pleno desempenho. O objetivo desta pesquisa acadêmica é avaliar os ganhos alcançados após a implementação e atualização dos sistemas mecânico e de automação em túneis de retenção variável, fabricado anteriormente a 2014. Esse ano é adotado como target, porque foi a partir desta data que as modificações foram instaladas nos novos modelos, trazendo diversos diferenciais tecnológicos que somaram um considerável ganho em eficiência operacional, energético e de segurança neste tipo de equipamento. Desta forma, a proposta é implementar um processo de atualização tecnológica no túnel de congelamento, no qual chamamos este tipo de implementação de: “retrofit” mecânico e de automação para o TRV – Johnson Controls e evidenciar os ganhos de eficiência nestas áreas citadas.


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