EFICIÊNCIA OPERACIONAL E ENERGÉTICA EM FRIGORÍFICOS ATRAVÉS DE ATUALIZAÇÕES EM TÚNEIS DE RETENÇÃO VARIÁVEL
Resumo
A conservação de alimentos divide-se basicamente em duas classes principais de condicionamento térmico: o resfriamento e o congelamento. Este trabalho visa tratar objetivamente do congelamento, realizando estudo específico de um determinado equipamento, o túnel de congelamento automático da marca Johnson Controls, modelo Túnel de Retenção Variável (TRV). O congelamento em túneis em frigoríficos é a última etapa do processo produtivo de alimentos congelados. A concepção do TRV tem as seguintes fases: pré-projeto, projeto, montagem, comissionamento, operação e planejamento de manutenção. Todas essas fases devem ser implementadas com rigoroso controle, para que se possa obter um túnel de congelamento com um pleno desempenho. O objetivo desta pesquisa acadêmica é avaliar os ganhos alcançados após a implementação e atualização dos sistemas mecânico e de automação em túneis de retenção variável, fabricado anteriormente a 2014. Esse ano é adotado como target, porque foi a partir desta data que as modificações foram instaladas nos novos modelos, trazendo diversos diferenciais tecnológicos que somaram um considerável ganho em eficiência operacional, energético e de segurança neste tipo de equipamento. Desta forma, a proposta é implementar um processo de atualização tecnológica no túnel de congelamento, no qual chamamos este tipo de implementação de: “retrofit” mecânico e de automação para o TRV – Johnson Controls e evidenciar os ganhos de eficiência nestas áreas citadas.
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