CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS E EDUCAÇÃO INFANTIL: POSSIBILIDADES NA PRÁTICA PEDAGÓGICA
Resumo
Ao analisar os dados de leitura no Brasil, pode-se afirmar que a realidade é preocupante quando se trata do analfabetismo da população. Nesse contexto, a escola precisa afirmar a importância do processo da contação de histórias desde a Educação Infantil. O presente trabalho tem o objetivo de identificar os elementos presentes na contação de histórias como ferramenta na prática pedagógica exercida na Educação Infantil. A metodologia utilizada neste trabalho é de abordagem qualitativa e em relação aos objetivos foi definida como exploratória do tipo bibliográfica com pesquisa de campo. Para a coleta de dados foi utilizada a documentação direta por meio da aplicação de questionários estruturados. Como população desta pesquisa, definiu-se 12 professoras de Educação Infantil, a partir do seguinte critério de eleição: que atuassem em Educação Infantil no ano vigente da pesquisa. Na coleta de dados foram levantadas questões referentes à formação profissional e os elementos presentes na contação de histórias. Concluiu-se que a contação de histórias é uma ferramenta pedagógica muito significativa no crescimento da criança, pois ela permite que a criança possa adquirir habilidades essenciais para sua jornada de vida de acordo com o meio social em que está inserida, permitindo-se utilizar e aguçar os mais vários aspectos de sua imaginação. Logo, faz-se necessário que os professores da Educação Infantil e os estudantes de Pedagogia reflitam sobre o uso dessa ferramenta pedagógica como contribuição na prática docente.
Palavras-chave
Texto completo:
PDFApontamentos
- Não há apontamentos.