CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS E EDUCAÇÃO INFANTIL: POSSIBILIDADES NA PRÁTICA PEDAGÓGICA

Anna Elly Prochnow Pinto, Jennifer Cristine Vilela, Jéssica Cima, Leonardo Alexandre Dias Cardoso, Priscila Soares Vidal Festa

Resumo


Ao analisar os dados de leitura no Brasil, pode-se afirmar que a realidade é preocupante quando se trata do analfabetismo da população. Nesse contexto, a escola precisa afirmar a importância do processo da contação de histórias desde a Educação Infantil. O presente trabalho tem o objetivo de identificar os elementos presentes na contação de histórias como ferramenta na prática pedagógica exercida na Educação Infantil. A metodologia utilizada neste trabalho é de abordagem qualitativa e em relação aos objetivos foi definida como exploratória do tipo bibliográfica com pesquisa de campo. Para a coleta de dados foi utilizada a documentação direta por meio da aplicação de questionários estruturados. Como população desta pesquisa, definiu-se 12 professoras de Educação Infantil, a partir do seguinte critério de eleição: que atuassem em Educação Infantil no ano vigente da pesquisa. Na coleta de dados foram levantadas questões referentes à formação profissional e os elementos presentes na contação de histórias. Concluiu-se que a contação de histórias é uma ferramenta pedagógica muito significativa no crescimento da criança, pois ela permite que a criança possa adquirir habilidades essenciais para sua jornada de vida de acordo com o meio social em que está inserida, permitindo-se utilizar e aguçar os mais vários aspectos de sua imaginação. Logo, faz-se necessário que os professores da Educação Infantil e os estudantes de Pedagogia reflitam sobre o uso dessa ferramenta pedagógica como contribuição na prática docente.


Palavras-chave


Contação de Histórias. Educação Infantil. Ferramenta Pedagógica.

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