LINGUAGEM PUBLICITÁRIA DA MARCA SKOL

Ysnaia Isis Pereira Stein, Luciana Berlese

Resumo


Com o surgimento da internet o comportamento do consumidor sofreu alterações e a forma com que a informação se propaga fez com que inúmeras empresas repensassem sua linguagem publicitária. A presente pesquisa pretende analisar em que medida a marca Skol transformou sua linguagem no decorrer do tempo, desde seu surgimento até o ano de 2019. Para tal, utilizou-se dos métodos de análise do discurso, com base no teórico José Luiz Fiorin e análise das funções de linguagem por Roman Jakobson. Essas teorias são comumente utilizadas em matérias da Língua Portuguesa e ao trazêlas para o âmbito publicitário é possível constatar a empregabilidade recorrente desses conceitos nos discursos das campanhas. Durante um grande período de sua existência, a Skol utilizou a imagem da mulher como objeto sexualizado e uma linguagem voltada exclusivamente a virilidade do homem com o intuito de influenciar a compra de seu produto. Desse modo, conclui-se com este estudo que nos últimos anos, a Skol deixou de utilizar estereótipos negativos como mostrar a mulher de forma objetificada e passou a retratar assuntos como a diversidade racial e de gênero, apresentando uma linguagem publicitária inteiramente inclusiva e legítima.


Palavras-chave


Publicidade. Propaganda. Linguagem Publicitária. Skol. Análise do Discurso.

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