A METODOLOGIA FRANCISCANA DE ENSINO COMO POSSIBILIDADE DE APRENDIZADO INTEGRAL
Resumo
Atualmente, diversas invenções tecnológicas têm colocado em discussão a maneira de se educar. Há na maioria das escolas uma pedagogia cientificista e conteudista que forma alunos com valores positivistas e na qual cada pessoa deve disputar a atenção de outrem. Tais valores reduzem a vivência humana a um mero saber técnico-científico, no qual tudo pode ser encaixado em teorias e conteúdos teóricos e esquecem tudo o que for subjetivo. Instaura-se dessa forma uma crise tanto do estudo como da formação humana como um todo. Diante de tal cenário, o modo franciscano apresenta uma pedagogia que não apresenta um estudo de livros e títulos, mas se baseia sobretudo na vivência particular e busca da Integralidade da pessoa humana. Utilizando-se dos Escritos do próprio São Francisco apresenta-se em um primeiro momento o modo franciscano de ensino. Logo em seguida a visão de franciscanólogos colaboram para a sustentação de tal pensamento. Por fim, cada parte é atualizada com a contribuição de Frei Hermógenes Harada, OFM. Assim, o presente trabalho busca apresentar uma alternativa para tal crise em que está inserida a educação hodierna mostrando a pedagogia franciscana com seus valores que buscam não só a transmissão de conteúdo, mas a formação integral da pessoa humana.
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